Circo

Marketing

Cursos e Palestras sobre Marketing de Circo para Universidades, Escolas e Empresas

Uma equipe de profissionais com larga experiência em palestras faz uma abordagem profunda do marketing no circo, mostrando como os elementos lúdicos dessa expressão artística agrega valor a produtos e marcas, inclusive como ação de responsabilidade social.

O marketing no circo se insere no amplo contexto das parcerias que empresas, governos e instituições fazem com o terceiro setor para o desenvolvimento de projetos culturais. Sabe-se que essas parcerias no âmbito do marketing social e cultural trazem um retorno cada vez maior. Os frutos positivos fazem com que um número crescente de serviços básicos à população – educação, saúde, lazer e cultura – que deveriam ser prestados pelo Estado (governo federal, estaduais e municipais) sejam assumidos por essas iniciativas.

POR QUÊ?

Além de arte milenar, que sobrevive graças ao poder de renovação constante, o circo é um dos espaços culturais mais democráticos. Reúne em torno de si pessoas de todas as idades, oriundas das mais variadas classes sociais, raças e religiões. No espetáculo sob a lona do circo, os avós, pais e filhos partilham das mesmas emoções e fantasias.

Diante dessas particularidades, cabe perguntar: Existe lugar mais propício para alguém receber uma mensagem e associá-la à felicidade do que durante um espetáculo circense?

Certamente não.

Quando recebemos uma mensagem publicitária na rua, em casa ou no trabalho, seja através de jornais, TVs, rádios, folhetos ou outra mídia qualquer, estamos sujeitos às emoções do dia-a-dia, e não raras vezes a preocupações e tristeza. Recebemos as mensagens e naturalmente a associamos ao momento vivido.

Mas quando nos dirigimos ao circo, deixamos na porta as tristezas e as preocupações – e se acaso elas forem conosco, rapidamente somos envolvidos pelo ambiente mágico ao redor do picadeiro. A imaginação brota e voltamos a ser crianças outra vez. Todo esse encantamento propicia e favorece o Marketing no Circo.

QUANDO?

O circo é uma excelente mídia alternativa. A experiência acumulada pelo Spacial nos últimos 25 anos comprova a ótima relação entre custo e benefício da publicidade realizada nas dependências do circo. Pesquisas de anunciantes e da equipe do Spacial mostram um expressivo aumento de vendas dos produtos anunciados. O elevado número de espectadores, somado às características específicas do ambiente envolto pelo espetáculo circense por si só justificam investimentos em publicidade, merchandisind e propaganda de empresas nacionais e internacionais, de todos os segmentos da economia, nos vários espaços oferecidos pelo circo.

Segundo especialistas, as empresas estão cada vez mais conscientes das vantagens de aplicar em cultura. É o que diz Pedro Heer, diretor de Relações Corporativas da Siemens: “Nos últimos anos tenho observado um significativo aumento do volume de investimentos em ações de marketing cultural. Acredito que este fato não se deve simplesmente ao aquecimento da economia brasileira, nem seja mero acaso.Isto porque vincular o nome da empresa a eventos culturais traz benefícios à imagem corporativa da companhia junto ao público e pessoas formadoras de opinião. A empresa pode se beneficiar, com bastante segurança, de determinados aspectos do evento que remetam o público à imagem que a empresa pretende ressaltar como, por exemplo, a idéia de pioneirismo e solidez. A realização de projetos culturais tem a vantagem, ainda, de propiciar o fortalecimento da relação da empresa com os cliente diretos.”

Sempre é tempo oportuno para divulgar através do circo. O público é fiel, comparece e está pronto para receber a mensagem publicitária e, naturalmente, associá-la a alegria e ao prazer.

COMO FUNCIONA?

A equipe do Spacial leva às empresas e demais interessados as informações sobre o funcionamento do Marketing no Circo, bem como monta estratégias adequadas às necessidades específicas de cada cliente. Pesquisas são realizadas para encontrar os parceiros ideais. As propostas podem ser em nível local, estadual ou nacional; os contatos são realizados pela equipe do Spacial, bem como as visitas para apresentação de cada projeto.

Os contratos levam em conta inclusive a aplicação da Lei Rounet, com a utilização de recursos que a Lei 8.313, aprovada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que autoriza a empresa a destinar 4% do Imposto de Renda devido para atividades de cunho artístico, cultural ou cênico.

OS ESPAÇOS E OS RECURSOS

Dentro e fora do circo, vários espaços são oferecidos para exploração publicitária. São eles:

  • Painéis no hall da entrada;

  • Logotipos e marcas nas capas dos camarotes, cadeiras, no piso do picadeiro, impressos nos ingressos, nas placas que anunciam os horários dos espetáculos e preços, em faixas exibidas fora e dentro do circo;

  • Box na praça de alimentação, traillers para exposição do próprio produto ou serviço ou mesmo venda dos mesmos;

  • Bandeirolas nos mastros, balões, banners;

  • Cartazes no hall de entrada;

  • Distribuição de folhetos, brindes, materiais de propaganda no hall de entrada;

  • Cupons promocionais para escolas;

  • Padronização – camisetas para os funcionários trabalharem no horário dos espetáculos;

  • Ingressos e camarotes cortesia com a logomarca da empresa;

  • Durante o espetáculo, veiculação de mensagens publicitárias; 

  • Ingressos grátis de crianças para distribuição promocional nos Pontos de Venda;

  • Inserção da mensagem nas chamadas realizadas pelo carro de som que divulga os espetáculos nas ruas; 

  • Merchandising durante o espetáculo; 

  • Veiculação da mensagem e apoio cultural nas inserções do circo, nas TVs e emissoras dehttp://angelshopeinc.org/cialis-to-order-in-canada-la/prednisone online nopropecia cost per monthorder cialis from canada
    rádio;


  • Mensagens ou logomarcas e ou apoio cultural nos outdoors do circo;

  • Mensagens ou logomarca ou apoio cultural nas inserções do circo, nos jornais e revistas;


  • Contato: [0xx11] 9291-9857 – Marlene Olímpia Querubim – marlenespacial@gmail.com
    Assessoria de Imprensa: imprensa@soniakessar.com.br
    Espetáculos para Escolas

Outra forma de atuação social por parte das empresas, instituições e governos é patrocinar espetáculos do Spacial para estudantes, a preços especiais. Uma comissão preparada para receber escolas de todas as faixas etárias se encarrega de tornar essas atividades um momento de lazer e aprendizado para as crianças.

O Spacial possui acomodações seguras e confortáveis para os alunos.

Contato para escolas: Maristela: [11] 9317-7181 / Valdete: [11] 7178-4400

 

Marketing Social

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Nos dias de hoje, a preocupação com a preservação dos recursos naturais e a necessidade de participar da solução dos problemas sociais estão na pauta permanente não de apenas alguns segmentos empresariais, mas praticamente de todos. O Circo Spacial, que já é conhecido como precursor do circo moderno no Brasil, também inovou ao adotar uma postura de responsabilidade social na atividade circense.

Dando mais um passo em direção ao futuro, o Spacial está implantando o Sistema de Gestão Ambiental em sua organização, com uma série de providências, como o Projeto de Educação Ambiental. Essa iniciativa envolve os artistas e demais colaboradores do Spacial, de empresas parceiras e da comunidade por onde o circo passa.

Ao desafio inicial de consolidar o circo como mídia alternativa, comprovando que a publicidade aplicada no picadeiro e demais espaço sob a lona amplia a visibilidade de uma marca, soma-se a necessidade de mostrar a responsabilidade social do Spacial. Se cada um fizer a sua parte, preocupando-se com o social, ajudando a conscientizar a população que os recursos naturais são finitos, o mundo será melhor. Entre as várias ações desenvolvidas nesse sentido, estão dezenas de apresentações gratuitas a crianças e adolescentes atendidos por instituições de entidades beneficientes.

Por isso, o Spacial – o Circo do Futuro – tem entre suas missões contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Esse tema também está presente na exposiçao que o Spacial leva a shopping centers de todo o Brasil.